Notícias
Usina de Baguari planta 155.592 mudas em área equivalente a quase dez Maracanãs
Sexta, 18 de Março, 2016Conhecido mundialmente pelos campeonatos mundiais de Voô Livre, o Pico de Ibituruna tem uma novidade para os praticantes do esporte. Agora, eles podem aproveitar um visual ainda mais verde da região. Isso tudo porque o local foi uma das regiões beneficiadas pelo Projeto de Reflorestamento da Usina Hidrelétrica de Baguari (UHE Baguari) que plantou 155.592 mudas em uma área equivalente a quase dez Maracanãs, ou seja, cerca de 180 hectares.
Desde 2006, o projeto vem sendo realizado para alinhar o desenvolvimento econômico ao ambiental, de forma a reduzir o impacto gerado pela implantação da UHE Baguari e reflorestar as áreas próximas ao empreendimento. O mais curioso do projeto é que as atividades de reflorestamento ocorrem atreladas ao Projeto de Salvamento de Germoplasma, fazendo com que os benefícios à fauna e à flora local tenham um alcance muito mais impactante do que o esperado.
Projeto de Salvamento de Germoplasma
Este programa foi criado para resgatar o material genético das plantas do entorno da Usina através da conservação do germoplasma, técnica utilizada para assegurar a sobrevivência da espécie por mais um ciclo de vida e garantir a preservação da flora local. Após esse procedimento, o material coletado será reintroduzido no meio ambiente por meio do Projeto de Reflorestamento, de modo a restaurar as áreas florestais. “Os recursos genéticos contidos neles são de alta relevância para a conservação da biodiversidade vegetal”, exalta Fabrício Pereira, gestor de meio ambiente da UHE Baguari.
Ao todo, o projeto inseriu 90 espécies na região. No entanto, apenas para a Jussara euterpe edulis, essa iniciativa trouxe um benefício ainda mais especial. Isso tudo porque, há alguns anos, a espécie, popularmente conhecida como Palmito doce, está ameaçada de extinção. Através do programa, o material genético dessa planta será conservado por mais alguns anos, assegurando assim a sobrevivência dessa raridade da flora brasileira. “Embora não seja mais importante que as demais, foi de grande valia ter esta espécie na lista das contempladas no projeto. Trata-se de uma planta que produz um palmito de sabor adocicado e muito procurado por extrativistas na região, o que pode levá-lo a extinção”, finaliza Fabrício.
Jovens de Escolas Estaduais participam de palestra sobre os programas socioambientais da UHE Baguari
Usina Hidrelétrica de Baguari realiza simulado de evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE)
Iniciado a instalação das Placas de sinalização do Plano de Ação de Emergência - PAE
O Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE Baguari
Primeira oficina do DSP do PEA da UHE Baguari
Está acontecendo o Diagnóstico Sócio Participativo (DSP) do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Baguari.